Como a análise de dados contribui para se organização no trabalho administrativo

A análise de dados se tornou um dos pilares da gestão de negócios nos últimos anos. Ela representa um caminho objetivo para uma tomada de decisões consistente e alinhada com os resultados empresariais. Isso lança as bases para processos mais ágeis e produtivos.

Tais reflexos são especialmente notáveis no caso do trabalho administrativo, que é inerente a organizações de todos os portes e segmentos.

A análise de dados assume caráter estratégico nesse contexto, servindo de base para condução das intervenções necessárias ao sucesso organizacional.

Sendo assim, vejamos como se dá a dinâmica de processamento das informações e como elas influenciam de forma prática os resultados alcançados.

Transformando Dados em Decisões

Basicamente, o caminho lógico da análise de dados é o seguinte:

Transformando Dados em Decisões

A ideia é desenvolver sua operação, coletar os dados sobre as etapas críticas, analisar os dados para extrair informações de valor (insights), convertê-las em conhecimento estruturado e tomar decisões assertivas para aprimorar suas atividades.

Quando pensamos em termos de trabalho administrativo, encontramos elementos de grande importância que podem se beneficiar desse ciclo:

Em todos os casos é essencial uma avaliação constante dos resultados alcançados.

Tratam-se de atividades que impactam diretamente a saúde organizacional, exigindo grande atenção do gestor.

Agora que já mostramos a ideia conceitual da análise de dados no trabalho administrativo, vejamos como implementá-la de forma eficaz em seu negócio.

A Análise de Dados e a Tecnologia da Informações 

Um dos aspectos centrais da análise de dados é que a mesma precisa contar com o máximo possível de automação das etapas.

Dificilmente é possível gerir o desempenho do negócio de maneira eficaz a partir de controles manuais. Isso torna a tecnologia da informação um fator central no processo.

Primeiramente é necessário identificar o que precisa ser monitorado e criar formas de entrada dos dados na base utilizada. Isso dependerá da natureza da operação e pode ser realizado de maneira automática, por meio de equipamentos específicos, ou manual.

A partir daí, é hora de desenvolver as análises. As mesmas podem seguir diversos caminhos, de acordo com as necessidades empresariais. Uma possibilidade é a utilização de indicadores, gráficos e dashboards. Eles facilitam a visualização e entendimento dos gestores.

Uma das opções mais utilizadas para suporte a esse ciclo são os sistemas de gestão ERP.  

Eles são especialmente projetados para integrar os processos do negócio e agilizar o fluxo de informações, encurtando o caminho entre os dados e as decisões.

Estabelecendo Padrões de Desempenho

A partir dos resultados encontrados nas etapas anteriores, a tomada de decisões baseada em dados se tornará algo natural à estrutura do seu trabalho administrativo.

A ideia é estabelecer padrões considerados aceitáveis e estabelecer formas de controle que sinalizem desvios que devem ser tratados.

O estabelecimento desse fluxo também pode ser facilmente definido por meio de um ERP de qualidade. Sendo assim, não existe nenhum impedimento para que você avalie e intervenha constantemente no desempenho de suas atividades.

A grande sacada está em desenvolver mecanismos que tornem todas as etapas, desde a coleta até a tomada de decisões, ágeis e diretas.

Dessa maneira vocês estará estabelecendo um forte vínculo entre uma identificação eficaz do que precisa ser abordado e a tratativa ideal.

A Análise de Dados e o Futuro da Gestão de Negócios 

Conforme mostrado, existem diversos benefícios diretos e indiretos na aplicação da análise de dados em seu trabalho administrativo.

Basicamente, trata-se de um método objetivo para alcançar resultados consistentes no dia a dia do seu negócio.

Não se trata de uma tendência, mas de uma realidade cada vez mais forte em empresas de todos os segmentos.

O que começou com avaliações e levantamentos manuais, se converteu em uma forma ágil e altamente tecnológica de ter uma visão estruturada da organização.

Um dos principais aspectos que se encontra em crescimento na análise de dados é a ideia de avaliação em tempo real, o que aumenta ainda mais a necessidade de sistemas que apoiem os processos.

Dessa forma, avalie a fundo o que é necessário para um desenvolvimento consistente do seu negócio nesse campo e prepare-se para fazer dos dados a base da gestão de sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *