Para deixar os apple maníacos loucos de raiva, a nova versão do sistema operacional do Google chegou e com ele algumas melhorias consideráveis. O Android Nougat acabou de ser lançado na última segunda-feira, 22/08/2016. Assim como ocorre em todas as versões, esta já será lançada primeiro em dispositivos Nexus – que possuem “Android puro”, só depois chegará às outras marcas de smartphones e tablets.
Quando foi lançado, 30% dos usuários de Android ainda estavam usando a versão 4.4 do sistema operacional, de 2013. Isto acontece por conta da vasta gama de dispositivos e dessa estratégia lançar as versões paulatinamente.
Aqueles usuários que já têm a oportunidade de testar o novo sistema gostaram do que viram. De acordo com especialistas, na corrida de dispositivos móveis o Google conseguiu novamente deixar a Apple para trás em determinados aspectos.
Veja abaixo algumas das novidades do Android Nougat que usuários de iOS ainda não têm em seus iPhones e iPads.
– Interface ajustável:
Através do menu de acessibilidade, usuários de Android poderão diminuir ou aumentar toda a interface de seus aparelhos. Uma tela menor permite mais itens em exposição, enquanto a maior melhora a legibilidade.
No iOS é possível dar zoom in, mas não diminuir o display e a mudança só ocorre depois de reiniciar o aparelho.
– Janelas múltiplas:
Tanto em celulares como em tablets, a ferramenta apps recentes agora permite que o usuário interaja com mais de um aplicativo por vez na mesma tela. O iOS 9 tem essa função, mas somente para iPads.
Vale lembrar que a LG e a Samsung apresentavam essa funcionalidade em versões modificadas usadas em seus aparelhos há algum tempo.
– Troca rápida de apps:
Ao apertar duas vezes no botão quadrado de aplicativos recentes, o usuário pode trocar rapidamente entre os últimos dois apps utilizados, desde que eles não tenham sido fechados. No iOS, é necessário escolher entre todos os abertos em um carrossel.
– Menu rápido personalizável:
Ao arrastar o menu rápido do Android Nougat, o usuário encontra a opção de trocar e rearranjar as opções disponíveis de acordo com as suas preferências. Isso vale também para o painel de notificações.
– Descrições:
A partir de agora, no menu configurações, há uma pequena descrição sob cada opção. Isso economiza um passo na hora de, por exemplo, ver quanto espaço já foi utilizado do seu aparelho.
– Menu lateral:
Deslizar o dedo para a direita agora traz uma opção mais rápida de navegar por alguns dos itens.
– Realidade virtual:
Tim Cook já demonstrou que tem interesse em realidade aumentada e virtual. O Android, por sua vez, lançou junto com o Nougat uma parceria com a Daydream, também do Google, em realidade virtual. Ela ainda não está realmente disponível, mas, quando chegar, deve revolucionar a forma como os aplicativos com esta tecnologia funcionam dentro do sistema operacional.
infomoney.com.br/minhas-financas/gadgets/noticia/5470914/coisas-que-android-tem-ios-nao
Até mais.