Apesar da forte crise financeira que assola o Brasil há anos, o setor de TI é um dos poucos afetados por esta forte retração econômica brasileira. Existem diversas carreiras em tal área que entraram para a lista daquelas quase à prova de crise em nosso país.
Além do mais, a formação acadêmica, infelizmente em sua modalidade mais formal, é menos importante, aos olhos do mercado de trabalho, do que a competência técnica para a função. A área de informática não tem um conselho de classe até hoje e qualquer um pode exercer esta profissão sem prestar um prova de proficiência em sua área de atuação assim como fazem os advogados na OAB, por exemplo. Há muitos profissionais que conseguem boas posições e salários apenas com formações tecnólogas, mais rápidas do que cursos superiores tradicionais ou até mesmo aprendendo “na raça, na marra, na orelhada, fuçando”, enfim, existem várias descrições para quem aprende sozinho.
Para quem quer ter um formação, deve conferir nas tabelas do link abaixo as instituições de ensino que tiveram o melhor desempenho e aquelas que não conseguiram índices satisfatórios, segundo o MEC:
CARREIRA – 25/12/2015 06:00
Os melhores e piores cursos tecnólogos na área de TI
Até o próximo post.