A análise de dados se tornou um dos pilares da gestão de negócios nos últimos anos. Ela representa um caminho objetivo para uma tomada de decisões consistente e alinhada com os resultados empresariais. Isso lança as bases para processos mais ágeis e produtivos.
Tais reflexos são especialmente notáveis no caso do trabalho administrativo, que é inerente a organizações de todos os portes e segmentos.
A análise de dados assume caráter estratégico nesse contexto, servindo de base para condução das intervenções necessárias ao sucesso organizacional.
Sendo assim, vejamos como se dá a dinâmica de processamento das informações e como elas influenciam de forma prática os resultados alcançados.
Transformando Dados em Decisões
Basicamente, o caminho lógico da análise de dados é o seguinte:
A ideia é desenvolver sua operação, coletar os dados sobre as etapas críticas, analisar os dados para extrair informações de valor (insights), convertê-las em conhecimento estruturado e tomar decisões assertivas para aprimorar suas atividades.
Quando pensamos em termos de trabalho administrativo, encontramos elementos de grande importância que podem se beneficiar desse ciclo:
- Controle Financeiro
- Gestão de Pessoas
- Controle de Estoque
- Gestão de Vendas
- Controle de desempenho
Em todos os casos é essencial uma avaliação constante dos resultados alcançados.
Tratam-se de atividades que impactam diretamente a saúde organizacional, exigindo grande atenção do gestor.
Agora que já mostramos a ideia conceitual da análise de dados no trabalho administrativo, vejamos como implementá-la de forma eficaz em seu negócio.
A Análise de Dados e a Tecnologia da Informações
Um dos aspectos centrais da análise de dados é que a mesma precisa contar com o máximo possível de automação das etapas.
Dificilmente é possível gerir o desempenho do negócio de maneira eficaz a partir de controles manuais. Isso torna a tecnologia da informação um fator central no processo.
Primeiramente é necessário identificar o que precisa ser monitorado e criar formas de entrada dos dados na base utilizada. Isso dependerá da natureza da operação e pode ser realizado de maneira automática, por meio de equipamentos específicos, ou manual.
A partir daí, é hora de desenvolver as análises. As mesmas podem seguir diversos caminhos, de acordo com as necessidades empresariais. Uma possibilidade é a utilização de indicadores, gráficos e dashboards. Eles facilitam a visualização e entendimento dos gestores.
Uma das opções mais utilizadas para suporte a esse ciclo são os sistemas de gestão ERP.
Eles são especialmente projetados para integrar os processos do negócio e agilizar o fluxo de informações, encurtando o caminho entre os dados e as decisões.
Estabelecendo Padrões de Desempenho
A partir dos resultados encontrados nas etapas anteriores, a tomada de decisões baseada em dados se tornará algo natural à estrutura do seu trabalho administrativo.
A ideia é estabelecer padrões considerados aceitáveis e estabelecer formas de controle que sinalizem desvios que devem ser tratados.
O estabelecimento desse fluxo também pode ser facilmente definido por meio de um ERP de qualidade. Sendo assim, não existe nenhum impedimento para que você avalie e intervenha constantemente no desempenho de suas atividades.
A grande sacada está em desenvolver mecanismos que tornem todas as etapas, desde a coleta até a tomada de decisões, ágeis e diretas.
Dessa maneira vocês estará estabelecendo um forte vínculo entre uma identificação eficaz do que precisa ser abordado e a tratativa ideal.
A Análise de Dados e o Futuro da Gestão de Negócios
Conforme mostrado, existem diversos benefícios diretos e indiretos na aplicação da análise de dados em seu trabalho administrativo.
Basicamente, trata-se de um método objetivo para alcançar resultados consistentes no dia a dia do seu negócio.
Não se trata de uma tendência, mas de uma realidade cada vez mais forte em empresas de todos os segmentos.
O que começou com avaliações e levantamentos manuais, se converteu em uma forma ágil e altamente tecnológica de ter uma visão estruturada da organização.
Um dos principais aspectos que se encontra em crescimento na análise de dados é a ideia de avaliação em tempo real, o que aumenta ainda mais a necessidade de sistemas que apoiem os processos.
Dessa forma, avalie a fundo o que é necessário para um desenvolvimento consistente do seu negócio nesse campo e prepare-se para fazer dos dados a base da gestão de sua empresa.