6 vantagens imediatas da análise dos dados em tempo real

O que seria analise dos dados em tempo real? Por que isso se tornou essencial para o seu negócio?

Você já deve ter ouvido falar das variáveis que compõem a gestão: planejamento, organização, liderança e controle.

O tema desse artigo é profundamente ligado à última delas. As empresas cada vez mais investem em ferramentas sofisticadas de controle. A razão é bem simples. O controle é o aspecto da gestão diretamente ligado às decisões.

É claro que muitas decisões são tomadas na fase de planejamento. Cada área estabelece um plano anual a ser seguido. Esse plano é composto de metas e objetivos. Além dos objetivos estratégicos, a empresa tem suas variáveis administrativas e operacionais, que precisam ser controladas.

Um ponto sensível para empresas do varejo, atacado e distribuidoras é o controle do estoque. Mais que ter um controle efetivo do ciclo de vida do produto no estoque, é preciso estar atento às movimentações fora do normal, que podem levar ao desabastecimento, com perda de vendas e clientes.

O que é análise dos dados em tempo real?

É onde entra a força da análise de dados em tempo real como elemento de alto valor estratégico para o negócio. Ela é possível quando sua empresa adquire um software de gestão empresarial, principalmente se ele for hospedado na nuvem. Isso quer dizer que diversas pessoas podem ter acesso à mesma informação de diversos lugares, até mesmo por meio de dispositivos móveis.

Como funciona esse sistema? É simples. Qualquer operação que ocorra na empresa é registrada no sistema e todos os dados a ela relacionados são alterados em tempo real. Caso ocorra uma venda fora do comum de determinada mercadoria, o sistema vai gerar a receita, atualizar o fluxo de caixa e dar baixa no estoque, automaticamente.

Com as informações atualizadas, a equipe terá sempre uma visão do que está acontecendo na empresa, mas quais são as vantagens produzidas por essa visão em tempo real de tudo que está acontecendo?

É delas que nós vamos falar a seguir: 6 vantagens imediatas da análise de dados em tempo real.

1 – Agilidade nas decisões

Voltemos à questão do estoque. Ora, sabemos que houve uma baixa inesperada. Isso é bom para a empresa, pois sabemos que houve uma entrada de receitas que trará impacto positivo no faturamento. Por outro lado, é preciso checar se essa baixa abrupta não representa uma ameaça de desabastecimento.

Ao mesmo tempo, o simples diagnóstico em tempo real, pode levar o gestor a tentar obter informações sobre o movimento fora da normalidade. Com isso, pode tomar uma decisão ainda mais precisa. O que não muda o fato de que, diante da ameaça de desabastecimento, ele imediatamente fará a reposição por meio de sua cadeia de fornecedores.

2 – Ganho de competitividade

Análise em temo real significa decisões ágeis. A capacidade de tomá-las, por sua vez, confere competitividade ao negócio.

Como já foi dito, o controle atende exatamente à necessidade de tomar decisões no dia a dia. Decisões essas que podem e vão influenciar nos resultados da empresa. Ser ágil, tentar se antecipar aos fatos e às tendências, é ganhar competitividade perante a concorrência.

3 – Melhora do fluxo da comunicação interna

A comunicação interna é um dos aspectos mais importantes do dia a dia das empresas. Um sistema de gestão em nuvem ajuda a conectar as pessoas por meio da informação. É muito mais fácil compartilhar impressões e decisões quando todas as pessoas compartilham as mesmas informações, todas rigorosamente atualizadas e prontas para análise.

Uma das piores coisas dentro de uma empresa é quando as pessoas entram numa reunião de emergência cada uma com uma informação diferente. Isso não deve mais acontecer com a sua equipe.

4 – Melhor controle da cadeia de suprimento

Esse é um aspecto a ser enfatizado. Cada vez mais, nos aprofundamos num ciclo irreversível de integração de pessoas e empresas. Imagine poder ter uma visão não somente do seu negócio, mas também dos estoques e preços dos fornecedores e, distribuidores, disponibilidade e rotas das empresas de transportes. Essa sofisticada rede de informações já existe.

Lembra-se da competitividade? Controle dos custos e da cadeia de suprimento são essenciais para obtê-la.

5 – Possibilidade de tomar decisões mesmo à distância

Com um sistema em tempo real, integrado em nuvem, você pode tomar decisões de qualquer lugar, consultando o sistema por meio de qualquer dispositivo móvel. Já parou para pensar na mobilidade que isso proporciona aos gestores?

6 – Visão global e em tempo real do negócio

Sempre há decisões mais complexas a tomar, que mexem com diversos aspectos do negócio e não podem ser tomadas de forma açodada e sem o respaldo de informações seguras.

Imagine, tendo que buscar essas informações em diversas fontes, o quão duro e demorado seria o trabalho. Se, ao contrário, você possui todas as informações no mesmo lugar, todas elas atualizadas, o seu trabalho será cruzar os relatórios, fazer a análise dos dados em tempo real e tomar as suas decisões com maior segurança.

6 vantagens imediatas da análise dos dados em tempo real

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *