Devido a pandemia do Coronavírus, o ano de 2020 foi sinônimo de muitas mudanças na rotina das pessoas ao redor do mundo, e quanto se fala em economia, o sentimento é o mesmo.
A produção de Smartphones, por exemplo, registrou uma queda nunca antes vista de 11%, se comparado à 2019, atingindo a marca de 1,25 bilhão de unidades. No entanto, em 2021, o mercado terá sua recuperação, e tem previsão de alta na produção, chegando a atingir 1,36 bilhão de unidades produzidas, 9% de crescimento se comparado ao ano passado, no entanto, ainda abaixo de 2019, é o que aponta a estimativa da empresa TrendForce.
Sabemos que a pandemia ainda será uma influência significativa na economia global, e sem dúvida, será a maior variável na alteração da projeção da produção de smartphones.
Este fato é crucial quando pensamos nos caminhos da economia mobile para 2021. A queda na produção não afetou em nada o uso dos celulares pelos usuários. Afinal, mesmo que a produção dos smartphones tenha sofrido uma queda significativa no último ano, a economia gerada pelo uso de aplicativos mobile teve um salto além do esperado em 2020.
O Brasil, por exemplo, é o segundo país onde o uso de aplicativos mais cresce no mundo. O que isso quer dizer? Bem, este é o momento para focar em estar presente nos smartphones das pessoas. Pense comigo: se mesmo com queda na produção de celulares o mercado mobile cresceu significativamente no último ano, podemos esperar que em 2021 o cenário seja ainda mais promissor.
Com a necessidade de isolamento social, inúmeros consumidores encontraram nos meios virtuais um modelo de compra rápido e seguro. O uso de aplicativos de Delivery e compras por mobile foram algumas das soluções encontradas por muitos negócios para contornar as limitações impostas pela pandemia.
Mudança na rotina é sinônimo de mudança no comportamento dos consumidores, por conta disso, é esperado para 2021 que o cenário de compras online se mantenha em alta, ou até mesmo cresça ainda mais, mesmo em meio a uma retomada total das atividades econômicas.
As empresas que investirem no desenvolvimento de aplicativos, em qualidade de serviço online, agilidade e acima de tudo, uma boa experiência para os usuários, sem dúvida, sairão na frente e se destacarão no mercado em 2021.
Vantagens do Mercado Mobile
Sabemos que durante o ano de 2020 o mercado tradicional teve de se reinventar, para se manterem competitivas, muitas empresas acabaram migrando boa parte das suas atividades para os meios digitais.
O crescimento do mercado mobile, tanto em âmbito nacional quanto mundial, já era um movimento esperado pelos especialistas em economia e finanças, o que a pandemia do Coronavírus fez, foi adiantar algumas das etapas deste processo. Mas afinal, quais são exatamente as vantagens de ingressar no mercado mobile?
Otimização da posição em buscas online
Mesmo que muita gente não saiba, a maneira como os resultados de pesquisa são obtidos pelos usuários variam de computadores para dispositivos móveis. Isso se dá por conta da diferença entre a velocidade de processamento destes equipamentos. Páginas mais pesadas têm certa facilidade para serem processadas em dispositivos desktop, enquanto é claro que, no caso dos mobile, a capacidade de processamento pode ser mais lenta, trazendo resultados diferentes para o usuário.
O Google, por exemplo, dá preferência para os sites que foram desenvolvidos considerando uma melhor qualidade nos dispositivos móveis. Estes sites são chamados de “responsivos” e se adaptam às interfaces mobiles como tablets e smartphones, facilitando o acesso do usuário ao conteúdo.
Crescimento no uso de aplicativos
Independente da finalidade, sabemos que o uso de aplicativos tem sido uma crescente na vida das pessoas ao redor do mundo. A cada minuto são baixados mais de 48 mil aplicativos da App Store e os usuários passam mais de 1h por dia no uso de aplicativos. Uma das maiores provas da eficácia do investimento no desenvolvimento de aplicativos é a Apple, a empresa desembolsa mais de bilhões de dólares por ano com desenvolvedores de app.
Mercado em constante crescimento
Você conhece alguma pessoa que não possui um dispositivo móvel? Bem, eu acho que não. Atualmente, uma pessoa que não está conectada digitalmente é sinônimo de desinformação, o mesmo acontece com marcas e empresas. Não se posicionar digitalmente pode ser um grande erro.
Precisamos deixar claro que, possuir um site e um perfil nas redes sociais não é o suficiente para se destacar no mercado, essas ferramentas se tornaram o básico para a presença digital. O que de fato pode ampliar a visibilidade da sua marca é proporcionar para o seu público alvo uma experiência única e otimizada, que facilmente é oferecida por um aplicativo próprio, unindo o que há de melhor com tecnologia e design.
Estar presente nos dispositivos online é um dever, e se sua marca ainda não compreendeu isso, 2021 chegou para te mostrar que não há mais tempo a perder!
Escrito por Geovana de Paula, analista de marketing da empresa Mestres da Web.