Facebook Groups may soon charge monthly subscription fees for access
No Facebook está ocorrendo um período de testes de uma nova ferramenta que permite aos administradores de grupos cobrarem mensalidades de seus membros. A novidade que foi divulgada em uma publicação oficial, visa estimular que os criadores destas comunidades continue engajando usuários das redes sociais em suas publicações.
De acordo com o The Verge, os valores das mensalidades variam entre US$ 4,99 e US$ 29,99. Os primeiros temas a ganharem acesso incluem uma comunidade de apoio a estudantes secundários, uma de organização pessoal e um grupo de culinária, por exemplo.
Muitos grupos já foram agraciados com a possibilidade de criar a versão paga de comunidades já existentes. “Grupos com assinatura foram criados para facilitar que os administradores ofereçam essa funcionalidade [a arrecadação de recursos] com ferramentas acopladas, e economizar tempo para que eles possam focar na oferta de conteúdo exclusivo”, diz a publicação oficial.
O Facebook também fala na novidade como uma forma de ajudar criadores de conteúdo e “líderes” a financiar o trabalho que já realizam e engajar fãs. Do outro lado, os grupos, diferentemente do feed, era um ambiente na rede social onde não havia possibilidade de monetizar – já que não existem anúncios.
Por ora, o Facebook não absorve nada dessas taxas pagas pelos usuários: elas são destinadas apenas aos administradores. Pagamentos feitos via app para iOS e Android, porém, estão sujeitas às porcentagens cobradas pelo Google e pela Apple, de acordo com suas políticas.
Veja também:
Marketing no Facebook pode ajudar sua empresa
Até mais.