Tecnologia automatiza o atendimento ao público e se torna uma ferramenta essencial em campanhas de marketing digital
Os chatbots estão entre os principais avanços tecnológicos no atendimento ao cliente em plataformas digitais. Essa ferramenta permite oferecer uma experiência mais personalizada e eficiente para os usuários.
Atualmente, o Brasil conta com 164 mil chatbots em operação, representando um aumento de 14% em relação ao ano anterior. O dado foi divulgado pelo Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots.
Especialistas que realizaram o estudo destacam que o WhatsApp está entre as principais tendências para o uso desse recurso, sendo a plataforma favorita dos desenvolvedores de bots para o atendimento ao cliente.
Mais da metade dos brasileiros desiste de comprar quando o atendimento demora
Um estudo realizado pela Sinch revelou que 56% dos brasileiros desistem de comprar um produto ou serviço quando a empresa demora a responder suas perguntas. Atualmente, a agilidade nesse aspecto é quase tão essencial quanto a qualidade do atendimento.
Com rotinas cada vez mais intensas, a busca por conveniência por parte dos consumidores online está crescendo. Mesmo em equipes de comunicação compostas por profissionais qualificados, torna-se difícil lidar com um grande volume de interações sem o auxílio de tecnologia.
Por isso, o uso de um WhatsApp chatbot está se expandindo como uma solução para atender vários usuários simultaneamente. No Brasil, cada software desse tipo costuma trocar, em média, 48 mil mensagens por mês.
Escolha do melhor chatbot depende das necessidades de cada empresa
O chatbot é uma tecnologia em evolução, com diversas opções que podem ser mais adequadas para diferentes empresas. Um dos fatores essenciais é o custo, pois, embora a qualidade seja fundamental, é preciso escolher uma solução que se encaixe no orçamento disponível.
Além disso, um design prático e intuitivo contribui para que a equipe de marketing trabalhe de forma mais eficiente com o chatbot. Isso resulta em maior agilidade nas interações com os clientes.
Cada opção de chatbot pode ter recursos variados, e cabe à empresa escolher quais fazem mais sentido para suas necessidades. Por fim, é importante avaliar o suporte oferecido por quem fornece o chatbot, garantindo auxílio em caso de problemas.
Inteligência artificial avança no marketing digital
De acordo com um estudo da McKinsey, a inteligência artificial já está presente em 72% das empresas. Além disso, os entrevistados afirmam, de modo geral, que a tecnologia tem o potencial de otimizar as receitas de marketing e vendas.
Com a análise de dados e algoritmos, a IA se tornou essencial para o marketing por sua capacidade de personalizar o atendimento para cada usuário. Dessa forma, é possível oferecer produtos e ofertas de maneira mais direcionada, além de identificar clientes em potencial com mais facilidade.
Essa tendência está diretamente ligada ao avanço do uso de chatbots, que empregam IA para lidar com os clientes de forma automatizada. Esse recurso contribui para resolver dúvidas, permitindo que os agentes se concentrem em tarefas mais complexas.
Benefícios do chatbot para o relacionamento com os clientes
Na rotina de vendas de uma empresa, o chatbot otimiza o atendimento e possibilita o aumento do número de clientes alcançados. Entre os principais benefícios, estão:
- Otimização de tarefas repetitivas: dúvidas gerais dos clientes que entram em contato com as empresas podem ser respondidas rapidamente pelos chatbots, que estão sendo atualizados para lidar com aspectos cada vez mais complexos durante o atendimento.
- Escalabilidade do atendimento: como é capaz de atender um grande volume de clientes, o chatbot permite que as ações de marketing sejam facilmente adaptadas conforme a empresa cresce.
- Redução de custos operacionais: a longo prazo, a adoção dessa tecnologia de automação reduz os gastos com equipes de marketing, direcionando os recursos de maneira mais eficiente.
- Melhoria na experiência dos clientes: especialistas indicam que o chatbot tem um impacto positivo na experiência do usuário, proporcionando respostas rápidas e solucionando dúvidas de maneira eficaz.
Nos próximos anos, a expectativa é de que o uso de chatbots continue a crescer no Brasil e no mundo. Para as empresas, adotar essa tecnologia é um diferencial, permitindo que a equipe gerencie um grande número de clientes enquanto mantém a qualidade do atendimento.