5 dicas para alavancar sua carreira na área de Tecnologia da Informação

sssssssssssssssssssssss

Com a transformação digital surgiram novas tecnologias e tendências no mercado, daí o crescimento do setor de Tecnologia da Informação (TI) ao longo dos anos e o aumento da procura por profissionais da área — se qualificar, portanto, não é mais uma opção, e sim uma obrigação de um bom profissional.

No entanto, se qualificar e se tornar especialista em uma área demanda tempo, estudos e, claro, o planejamento correto. Então, se você está há anos no mercado ou apenas dando os primeiros passos, precisa ler este artigo.

A seguir, abordamos 5 dicas para alavancar sua carreira, confira!

1. Defina um objetivo

Sim, sabemos, pode parecer clichê. Mas como seguir em frente sem saber, de fato, o que está buscando? Você pode começar, por exemplo, respondendo às seguintes perguntas:

  • Quer fazer um curso técnico ou um curso de graduação?
  • Pretende seguir na área de programação, banco de dados, segurança ou suporte técnico?
  • É fundamental aprender quais linguagens de programação para atingir suas metas?
  • Deseja trabalhar em uma grande empresa, prestar concurso ou ser autônomo?

Só depois de definir o objetivo você poderá estipular quais meios usará para chegar até ele.

2. Desenvolva soft skills estratégicas

“O que soft skills têm a ver com a área de TI?”, você pode estar se perguntando.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o mercado está dando cada vez mais atenção para profissionais completos, ou seja, aqueles que trazem algo além dos conhecimentos na área de atuação — um diploma vale muito, mas não sozinho!

Além de gerar valor para você, as seguintes soft skills também geram valor para as empresas:

  • inteligência emocional;
  • pensamento crítico;
  • capacidade de se comunicar bem e trabalhar em equipe;
  • capacidade de gerenciar situações.

Então, já sabe: é preciso ir além dos conhecimentos técnicos e desenvolver habilidades para lidar, de forma eficiente, com os obstáculos do dia a dia.

3. Estude inglês

Há mais de um motivo para que o profissional que queira alavancar a carreira na área de TI estude — e muito! — o inglês:

  • os comandos e palavras-chave de linguagens em programação são em língua inglesa;
  • é o idioma internacional utilizado para codificação;
  • é requisito básico para trabalhar em grandes empresas ou participar de projetos relevantes da área;
  • valoriza o currículo do profissional;
  • contribuições para projetos open-sourcedevem ser nesse idioma.

E tem mais: o inglês pode abrir várias portas relacionadas às oportunidades de bolsas de graduação em outro país e intercâmbio.

4. Se qualifique por meio de cursos

Muitos profissionais da área de TI são conhecidos por serem autodidatas, não é? Apesar de ser uma característica importante, é interessante que o conhecimento também seja construído a partir de um curso específico, seja técnico ou de graduação.

O motivo é simples: além de aprofundar seus conhecimentos em um dos vários segmentos do setor de TI, você ainda ressalta seu currículo e dá o primeiro passo para se tornar um especialista.

Para alavancar sua carreira, você pode cursar Ciência da Computação ou Engenharia da Computação, por exemplo, ou até mesmo Segurança da Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas — escolha o que mais lhe atrai e, principalmente, o que está alinhado com o seu objetivo.

5. Torne-se especialista em uma área

Essa é a principal dica para quem deseja alavancar a carreira na área de Tecnologia da Informação!

Isso porque as melhores vagas não são reservadas aos generalistas — aqueles que sabem de tudo um pouco —, mas sim aos especialistas — aqueles que estudaram e se aperfeiçoaram em um campo específico e se tornaram os melhores naquilo que fazem.

Os especialistas têm mais experiência e um conhecimento superior aos generalistas, por isso se destacam em relação aos concorrentes e são mais valorizados pelo mercado. E não é só: eles ganham mais em razão da expertise adquirida ao longo do tempo.

Além de manter o foco em um assunto e investir em um curso de graduação, obtenha também certificações para se desenvolver profissionalmente e acompanhar as atualizações de ferramentas e recursos.

E então, gostou deste post? Aqui, vimos 5 dicas para alavancar sua carreira na área de Tecnologia da Informação. A princípio, o mais importante é refletir sobre o seu principal objetivo e, então, começar a se planejar para alcançá-lo.

Agora, o que acha de caminhar pelo túnel do tempo? Confira 10 sistemas operacionais antigos já esquecidos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *