Armazenamento em nuvem e segurança de dados nas empresas

atendimento ao cliente

O armazenamento em nuvem vem se tornando cada dia mais popular entre as empresas. Sua praticidade, rapidez e segurança são apenas alguns dos aspectos que o deixam tão popular.

Continue lendo o texto para você entender melhor a importância dessa ferramenta!

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem pode ser descrito como uma grande rede que disponibiliza todos os arquivos, dados e informações guardados ali para qualquer usuário que tenha acesso a um dispositivo com internet.

Com essa nova maneira de armazenar, a empresa não precisará mais se preocupar em gerenciar um servidor interno. Além disso, compartilhar informações fica muito mais rápido e fácil, assim como a comunicação.

Em uma pesquisa feita pela Dell, foi descoberto que 90% das empresas de porte médio já aderiram ao armazenamento em nuvem ou derivados e, no Brasil, 41% das empresas começaram a usá-lo. Isso praticamente comprova os seus benefícios.

Por que armazenar fisicamente o seu banco de dados, gastando dinheiro com manutenção e equipamentos, quando você pode utilizar a nuvem de forma tão completa e acessível? No futuro, é provável que o meio tradicional de armazenamento seja obsoleto.

Quais são os tipos de armazenamento em nuvem?

Até o momento, existem três tipos de nuvens que possuem características e funções próprias, apesar de manterem o conceito básico. São elas:

  • Nuvem pública: é uma rede compartilhada entre empresas, ou seja, o espaço que a empresa utiliza também é usado por outras organizações.
  • Nuvem privada: apenas uma empresa a utiliza, podendo controlar todos os aspectos e serviços como bem entender. Ela funciona mesmo se a internet cair, pois os dados rodam pelo ambiente interno.
  • Nuvem híbrida: como o nome sugere, este tipo te deixa usar as duas nuvens anteriores ao mesmo tempo e de maneira independente. É ótimo para quem quiser armazenar certos dados com disponibilidades diferentes.

A famosa companhia de software McAfee realizou uma pesquisa e descobriu que o tipo de nuvem menos utilizada pelas empresas é a híbrida, antecedida pela pública e, por fim, é claro que a nuvem privada é de longe a mais escolhida.

Quais são os benefícios do armazenamento em nuvem?

Já deu para perceber até agora que o armazenamento em nuvem é bem vantajoso para sua empresa no geral e para você como gestor. Para esclarecer ainda melhor sua importância, confira mais sobre alguns dos seus principais benefícios:

1 – Redução de custos

            Com a nuvem, você não precisará mais gastar dinheiro com a compra das licenças de software, com a constante manutenção ou com a quantidade de servidores utilizados. Suas preocupações financeiras poderão ser voltadas para outros assuntos relevantes.

2 – Maior comunicação

            A nuvem de uma empresa permite que vários departamentos acessem, compartilhem e guardem seus dados na mesma rede. Isso facilita muito o acompanhamento de processos, a agilidade de registro e a tomada de decisões.

3 – Melhor mobilidade

            Quando você armazena suas informações na nuvem, elas ficam disponíveis para qualquer usuário que tenha um dispositivo com acesso à internet, como celulares, tablets, laptops, etc. Você consegue se ligar à rede e obter os dados de forma remota e prática.

4 – Diminuição de tempo

            Por todos os benefícios que citamos acima, fica fácil deduzir que o tempo gasto para acessar, compartilhar e visualizar as informações é reduzido. Por ser tão prático assim, o armazenamento em nuvem é ideal para empresas que estão sempre na correria e agitação – ou seja, praticamente todas!

Como o armazenamento em nuvem ajuda na segurança de dados?

            Com certeza esse tipo de armazenamento é mais seguro do que o tradicional. Afinal, a nuvem não necessita dos vulneráveis meios físicos.

Ela fica sã e salva por trás de uma série de camadas protetoras, feitas com as normas severas da Segurança da Informação.

Como você pode controlar o acesso a certos dados dentro da nuvem e não é possível fisicamente hackeá-los, dá para ficar bem mais tranquilo com relação ao sigilo e ao acesso de arquivos por pessoas mal-intencionadas.

Sabe quando os meios físicos do armazenamento tradicional pifam e todo mundo entra em pânico? Isso dificilmente acontecerá com a nuvem e, caso isso ocorra, é só fazer um backup e pronto: seus dados estão de volta à você. A continuidade do serviço não é perdida.

Para ampliar ainda mais a segurança de sua nuvem, vale a pena investir em aplicativos conhecidos por sua eficácia na área. O sistema ERP cloud é um dos principais no mercado, proporcionando backups dos dados armazenados três vezes ao dia.

Ele também permite o gerenciamento completo dos arquivos e acompanhamento dos processos. Além de prático e moderno, ele é ideal para pequenas e médias empresas.

1 thought on “Armazenamento em nuvem e segurança de dados nas empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *