Como os bancos estão usando inteligência artificial

Como os bancos estão usando inteligência artificial e aprendizado de máquina para dinamizar o setor financeiro
How banks are using artificial intelligence and machine learning to streamline the finance sector

A inteligência artificial (IA) é um dos termos mais referenciados pelas instituições financeiras (IFs) e empresas de pagamentos ao descrever sua visão para o futuro dos serviços financeiros.

A IA pode ser aplicada em quase todas as áreas de serviços financeiros, mas a combinação de seu potencial e complexidade tornou a IA uma palavra da moda e levou à sua inclusão em muitas descrições de novos softwares, soluções e sistemas.

Este relatório do Business Insider Intelligence, o serviço de pesquisa premium da Business Insider, corta o hype para oferecer uma visão geral dos diferentes tipos de IA, e onde eles têm aplicações potenciais dentro do sistema bancário e dos pagamentos. Ele também enfatiza quais aplicativos são mais maduros, fornece recomendações de como as IFs devem abordar usando a tecnologia e oferece exemplos de onde as FIs e as empresas de pagamentos já estão alavancando a IA. O relatório baseia-se em entrevistas executivas realizadas com importantes fornecedores de serviços financeiros, como o Bank of America, a Capital One e a Mastercard, além de fornecedores de alto nível como Feedzai, Expert System e Kasisto.

Aqui estão alguns dos principais tópicos:

– AI, ou tecnologias que simulam a inteligência humana, é um tópico de tendência nos círculos bancários e de pagamentos. Ele vem em muitas formas diferentes e é elogiado por muitos CEOs, CTOs e equipes de estratégia como sua graça salvadora em um ecossistema financeiro em rápida mudança;

– Os bancos estão usando a AI no front end para proteger as identidades dos clientes, imitar os funcionários do banco, aprofundar as interações digitais e envolver os clientes em todos os canais;

– Os bancos também estão usando a AI no back-end para ajudar os funcionários, automatizar processos e evitar problemas.
Nos pagamentos, a IA está sendo usada na prevenção e detecção de fraudes, na lavagem de dinheiro (AML) e no aumento do volume de pagamentos de conversação.

Na íntegra, o relatório:

– Oferece uma visão geral dos diferentes tipos de IA e suas aplicações em pagamentos e serviços bancários;
– Destaca quais dessas aplicações são mais maduras;
– Oferece exemplos em que FIs e empresas de pagamentos já estão usando a tecnologia;
– Fornece descrições de fornecedores de diferentes soluções baseadas em AI que os FIs podem querer usar;
– Dá recomendações de como as FIs e as empresas de pagamentos devem abordar usando a tecnologia.

Veja também:

Inteligência de Dados: empresas que usam e provêm dados a seu favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *