Dicas para não cair no golpe do Uber

A Exame Tecnologia publicou recentemente um artigo interessante para evitar que as pessoas caiam no golpe do Uber, embora haja motivo para desespero, é crucial ficar de olho e seguir essas 5 dicas de segurança para não cair em roubada !

As vantagens e desvantagens do Uber

golpe-do-uber

Pense na seguinte a cena:
– Você sai do trabalho tarde da noite, e para não voltar para casa de ônibus, decide chamar um Uber.

Enquanto espera na calçada, um carro encosta e pergunta se você está esperando um dos veículos da empresa. Você entra?

Relatos como este estão se tornando comuns. Pessoas mal intencionadas se aproveitam do fato de os carros do Uber não terem nenhuma identificação externa para aplicar esse tipo de golpe.

Fique esperto e siga estas dicas de segurança para não cair em cilada no Uber:

1. Acompanhe o caminho que o carro está fazendo

O aplicativo mostra o carro a caminho. Se no mapa parece que o carro vai chegar pela direita, e ele chega pela esquerda, tem algo estranho aí.

Se parece que ele está na rua de trás, provavelmente não é o mesmo carro que encostou ao seu lado. Fique atenta!

2. Sempre cheque a placa do carro

Quando o aplicativo seleciona o carro que vai atender sua chamada, ele informa a placa, modelo e marca do carro.

Mesmo se você não souber a diferença entre um Chevrolet Celta e um Honda HR-V, você pode identificar o carro pela placa. Nunca entre no carro sem checar se a placa informada no app corresponde à placa do carro.

3. Nunca diga seu nome antes do motorista

Se você tem o hábito de perguntar “esse carro é para a Fulana?”, pode tratar de mudar. O motorista tem acesso ao seu nome, e em geral ele mesmo pergunta, até para a segurança dele. Espere que ele pergunte, e então você pode confirmar.

4. Verifique se o motorista está usando o aplicativo

Em geral os motoristas deixam o celular com o aplicativo aberto no painel do carro. Lá, antes deles iniciarem a viagem, você pode ver seu nome e sua foto. Isso confirma que aquele motorista é o que foi designado para atender seu chamado.

5. Ainda insegura? Compartilhe sua localização

Você pode enviar para seus amigos e familiares um link que mostra onde você está enquanto está no Uber. Basta entrar no menu da viagem e clicar em “Compartilhar rota”.

Dessa forma a pessoa que receber a mensagem com link poderá ver em tempo real onde você está, se está mesmo a caminho de casa ou de qualquer que seja seu destino.
exame.abril.com.br/tecnologia/5-dicas-de-seguranca-para-voce-nao-cair-no-golpe-do-uber

Até mais.

2 thoughts on “Dicas para não cair no golpe do Uber

    1. “os próprios motoristas da UBer estão insatisfeitos sabemos que ganha pouco mas ainda empata as contas, melhor que não trabalhar, tenho certeza que se a economia do país mudar, 90% dos atuais motoristas deixaram de dirigir na UBer, principalmente pelo quesito “segurança” não somos um país de primeiro mundo aqui a violência e uma constante, porém a empresa não investe no cadastro dos passageiros os motoristas já estão todos apreensivos quando recebem chamadas, forçando o julgamento dos passageiros… Pois sabemos que a uber o deixou entrar aleatóriamente, os bandidos consideram a uber um “Roubo delivery ” como pedir uma pizza.. Só que em vez da pizza… Chega um “””carro, carteira, celulares””” um roubo fácil… Com somente um click!!! …gosto do sistema da UBer.. Acho muito bom para ambos… Motorista X passageiros…porém nossa realidade de violência está prejudicando os dois lados, algumas regiões não vai ter atendimento, alguns perfis de usuários não entra nos carros…a uber não é responsável pela violência, mas é responsável pelo cadastro de novos usuários (passageiros), uma empresa bilionária ainda mantém essa filosofia de exploração, acredito que um cadastro mais elaborado não seria difícil..”
      http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/carros/noticia/6301894/uber-chama-usuarios-para-defender-continuidade-servico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *