Grasshopper: Google lança app gratuito que ensina programação através de jogos

App já pode ser baixado em dispositivos iOS e Android

O Google lançou nesta quarta-feira (18) um aplicativo gratuito, desenvolvido por sua própria incubadora, a Area 120, que ensina programação em JavaScript através de um “jogo”. Chamado Grasshopper, ele já está disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS e é voltado para usuários que não têm conhecimento em programação.
Desenvolvido pelos próprios funcionários do Google, o objetivo do app é “quebrar” três barreiras que hoje existem para adultos que desejam aprender programação: tempo, acessibilidade e dinheiro. Por tornar as aulas em algo parecido com jogos de smartphone, ele facilita que seus usuários encontrem tempo para usá-lo, mesmo em uma agenda cheia, de forma fácil e gratuita.

“Muitos de nossos usuários encontram momentos livres quando estão descansando depois do trabalho ou antes de dormir, quando já estão deitados. Eles estão usando esse tempo livre para aprender”, disse Laura Holmes, cofundadora do app e gerente sênior de produto do Google.

O objetivo do aplicativo, entretanto, não é tornar os usuários programadores profissionais: a fundadora afirma que ele é capaz de ensinar somente o básico de programação, e que a ideia é que, ao concluir o curso, o usuário continue aprimorando seu conhecimento. Isso também fica mais fácil, já que o Google anunciou junto com o aplicativo parcerias com o site LaunchCode e a Coursera, que oferece cursos online gratuitos.

Para os usuários que se esquecem de continuar as lições, ainda é possível estabelecer metas diárias de uso e também ajustar lembretes, sempre para um mesmo horário.

Vale ressaltar que conhecimentos e habilidades em programação são cada vez mais importantes no mercado de trabalho. Um estudo do LinkedIn do final de 2017 apontou que esta seria a habilidade mais requisitada pelos empregadores.

Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *