Netflix aceita clientes com VPN – o que isso significa para o usuário?

Netflix aceita clientes com VPN - o que isso significa para o usuário?

A maior gigante do streaming no Brasil e no mundo, a empresa americana Netflix, mudou seu entendimento à respeito das ferramentas de VPN que são utilizadas cada vez mais pelos usuários. Agora, assistir ao conteúdo enquanto usa um serviço dessa categoria não é mais uma violação dos termos de uso da empresa.

A prática de se conectar à Netflix – e outros serviços de streaming – por intermédio de uma VPN não é novidade. Graças à maior preocupação com a privacidade digital, e às práticas invasivas de operadoras de internet como o traffic shaping, que reduz sua velocidade em serviços de vídeo, e coleta abusiva de dados, levaram muitos usuários à busca por ferramentas que ajudam a aumentar a eficiência e privacidade da conexão, como VPNs, bloqueadores de anúncios, DNS customizado e anti-malware.

VPN na Netflix

Com a mudança de política pela Netflix, agora o usuário não corre o risco de ter a conta suspensa por usar uma conexão VPN. Anteriormente, não haviam muitos relatos de banimentos causados pela prática, na verdade, a plataforma apenas costumava avisar os usuários de que era necessário desligar o serviço. No entanto, a mudança oficial de postura por parte da plataforma aumenta ainda mais a segurança daqueles que usam as ferramentas.

Isso não quer dizer que qualquer VPN funciona com a plataforma. Alguns possuem servidores questionáveis e reduzidos, que são bloqueados por diversos sites propositalmente, incluindo a própria Netflix. Outros podem causar problemas nos protocolos de rede que são necessários para a transmissão do vídeo, ou até mesmo para a autenticação das licenças de direitos autorais que ocorrem através da rede. Por isso, é importante que o consumidor escolha um serviço reconhecido e com boa qualidade, principalmente para o consumo de mídias que exigem alta banda como séries e filmes online.

Conteúdo estrangeiro

A mudança de postura da empresa não significa, no entanto, que qualquer VPN poderá ser usado para acessar o conteúdo da versão estrangeira da plataforma. Esse é um dos motivos mais comuns para usuários que buscam o serviço, afinal, diversos programas estão disponíveis apenas na versão estrangeira do site. Séries clássicas como o The Office, por exemplo, só podem ser assistidas nos Estados Unidos, e muitos países como Espanha e Alemanha disponibilizam conteúdo de alta qualidade somente para sua versão do site.

Desbloquear o conteúdo não viola nenhuma lei, e pode permitir horas a mais de entretenimento com a assinatura que o cliente já possui – sem valores adicionais. Mas para isso, é preciso se conectar utilizando uma VPN apta à Netflix que possua servidores nos países desejados. É recomendável também que apenas uma pessoa utilize a conta por vez, sempre que for utilizar a VPN para acessar conteúdo de outros países.

Para os que escolheram usar o serviço, destacamos algumas sugestões de conteúdo que pode ser assistido com o servidor norte-americano:

Séries:

Parks and Recreation

Sinopse: “O cotidiano dos empregados do departamento de parques de Pawnee, pequena cidade do estado do Indiana. O departamento é comandado por Ron Swanson, um sujeito anti-governo, mas tem como figura central Leslie Knope, uma dedicada funcionária. Ela tem Ann Perkins como melhor amiga e Ben Wyatt como grande parceiro. April Ludgate, Tom Haverford, Andy Dwyer, Jerry Gergich, Donna Meagle e Chris Traeger completam a turma”.

Baseada no formato de sucesso, Parks and Recreation expande no conceito original de The Office com uma nova ambientação, temáticas experimentais, e personagens distintos – e carismáticos – que tornam a série ideal para maratonas completas com pipoca na mão.

New Girl

Sinopse: “Após se separar do namorado de longa data, a jovem Jess acaba se mudando para um apartamento que divide com três caras: Schmidt, Nick e Winston. A presença da mulher muda a dinâmica do trio, que desenvolve uma amizade curiosa, em que todos vão se ajudar em seus desafios amorosos e profissionais”.

A série mostra a jornada do improvável grupo de amigos que, enquanto aprendem sobre amor, vida adulta, e amizade, precisam encarar os desafios de compartilhar uma casa – com momentos marcantes e muita comédia, a série é uma ótima pedida para assistir com amigos ou parceiro(a).

Filmes:

Back to the Future (De Volta para o Futuro)

Sinopse: “Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem, ou então ele deixará de existir. Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista”.

Gigante da ficção científica, a aventura de Marty e Doc Brown marcou a geração dos anos 80, e completa seus 35 anos em 2020, com direito a reunião virtual do elenco. A dupla icônica ainda é presente na cultura pop, e não existe evento de cultura geek sem alguém fantasiado com base no filme. Seja para relembrar a nostalgia da Sessão da Tarde, ou para conhecer pela primeira vez uma das obras mais aclamadas do cinema, vale a pena dedicar uma tarde ao De Volta para o Futuro.

The Florida Project (Projeto Flórida)

Sinopse: “Moonee, uma agitada garotinha, faz novas amizades nas redondezas dos parques Disney. Ela vive com a mãe em uma hospedagem de beira de estrada e as duas contam com a proteção do gerente Bobby na batalha diária pela sobrevivência”.

Com roteiro comovente, este drama se baseia nas batalhas de uma mãe solteira para sobreviver e entregar à sua filha uma vida digna. O filme propositalmente nos aborda com um câmera profissional, porém ardilosamente comum, para mostrar a realidade das crianças que não vivem em um filme da Disney.

Conclusão

As novas diretrizes da Netflix se adequam à um mundo onde as ferramentas de privacidade online são cada vez mais importantes, permitindo que os usuários naveguem e consumam mídia sem preocupações. Além disso, uso inteligente das ferramentas pode aumentar ainda mais o catálogo do site, que está escondido por trás do preço da inscrição. Caso sua televisão não possua o recurso de Netflix de fábrica, aprenda como instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *