É natural por vezes acontecer de você ficar sem acesso Wi-Fi no seu celular por algum motivo, podendo existir vários causas para isso.
Como a Samsung tem dos celulares mais vendidos no Brasil (desde o S3, S4, S5, etc…) vamos usá-lo como exemplo.
Caso alguma vez isto lhe aconteça, siga os seguintes passos:
- Verifique a Conexão Noutro Aparelho
O problema poderá nem ser do celular apenas, mas sim de toda a sua rede de Internet e é por isso que antes de tudo deve testar se outros aparelhos (celular ou PC) consegue ter acesso á sua Internet, quer seja por cabo ou Wi-Fi.
Se sim, então o problema tem diretamente ligação com o celular, se não conseguir, então é mesmo da rede.
Tente reiniciar o modem, desligando-o, esperar 10 segundos com as luzes desligadas e depois ligar novamente.
Caso isso não tenha resolvido, então é melhor ligar para a assistência da sua operadora de Internet e pense talvez em procurar um plano melhor.
2 – Conecte-se Pelo Celular
Caso esteja detetando a rede, mas não consiga apenas ligar-se à mesma, clique no nome da rede, depois em “Esquecer” e volte a inserir a palavra-passe da mesma.
Se não tiver Internet e não tiver conectado, salte já para o passo seguinte.
Mas se tiver conseguido conetar e mesmo assim não ter Internet, clique na rede e veja se a “Intensidade do sinal” e se a “Velocidade do link” estão com resultados altos.
Não estando, aproxime-se mais do seu modem e desligue qualquer aparelho que esteja junto a ele que use algum tipo de rede para funcionar, como o Bluetooth por exemplo.
Vale lembrar que o seu Modem deve estar sempre o mais próximo de uma janela possível, sem estar rodeado de muitas paredes e também numa posição central para que transmita bem o sinal para todo o espaço que você deseja.
3 – Restaurar Dados de Fábrica
Ainda sem acesso?…
Então terá de dar RESET no seu celular, perdendo todos os seus ficheiros e aplicativos, podendo fazer antes um backup dos mesmos, o que recomendamos.
Isso poderá ser feito junto á opção de restauro indicada abaixo, sendo normalmente logo a primeira opção do menu, a qual irá fazer com que os seus dados sejam guardados nos servidores da Google para serem repostos depois.
Feito o backup, já às definições do celular, procure por uma opção com o nome “Copia de segurança e restauro” e depois clique em “Restaurar dados de fábrica” devendo continuar a seguir os passos até concluir o processo.
4 – Reinicie o Modem
Tendo terminado, deve reiniciar o modem e tentar se conectar de novo á rede Wi-Fi após isso ter acontecido.
Se depois de tudo isto ainda não tiver conseguido, recomendamos então que leve o celular à assistência da Samsung (ou à assistência da marca do seu aparelho caso seja outra) para que eles tentem arranjar o mesmo.
Entretanto terá de ir tentando se ligar ao Wi-Fi do vizinho pele celular ou PC se não tiver outra forma de aceder Internet…