Você Sabe O Que é um Sistema de Business Inteligence?

Você já parou para pensar em qual sistema, dentre os muitos existentes em uma empresa, que os gestores e tomadores de decisão de uma empresa olham para tomar decisões estratégicas dentro de uma empresa ou mesmo bancos de investimentos usam para escolher melhores ativos ou melhores fundos imobiliários?

Quando se tem 3, 4 ou mesmo mais de 5 sistemas rodando dentro de uma empresa, para juntar dados desses sistemas e tomar uma decisão pode ser bem trabalhoso se for feito manualmente. Imagine pesquisar em vários sistemas e colocar tudo em uma planilha para depois analisar e tomar uma decisão importante. Definitivamente não dá!

business-intelligence

É por isso que existem os sistemas de Business Inteligence ou Inteligência Empresarial ou simplesmente BI (pronuncia-se em inglês, “bi ai”). Os sistemas de BI são capazes de integrar diferentes sistemas da organização em um só lugar.

Os sistemas de BI apresentam a informação consolidada em vários formatos como painéis, gráficos, resumos e mapas informações importantes acerca de várias áreas da empresas. De posse dessas informações, tomadores de decisão podem dar uma rápida analisada nos dados e assim tomar decisões importantes de forma muito mais ágil.

Mas Como Funciona Tudo Isso?

Todos os dados são extraídos através de rotinas automáticas dos outros sistemas através de um processo chamado ETL (Extracy Transform Load). Essas informações são armazenadas em um único local chamado Data Warehouse (Armazém de Dados). Este local é o que é consultado pelos sistemas de BI para mostrar os relatórios e painéis de forma amigável.

Vale ressaltar que o sistema de BI não vai dizer ao gestor o que vai acontecer ou o que ele deve fazer. Ele vai mostrar o que aconteceu através de dados passados dando uma ideia de tendência do negócio e do mercado, podendo o gestor desse modo obter várias ideias.

Além disso, é possível perceber através da análise dos dados fornecidos por ferramentas de BI custos que estavam ocultos no negócio, descobrir oportunidades de melhoria e otimizar custos. Também, com relatórios mais acessíveis de dados, as reações são mais rápidas às demandas do negócio.

Outro ponto importante que acontece é que durante a implantação de um sistema de BI muitas vezes os dados que aparecem não são os esperados pelos gestores. Com isso, é feito uma análise mais profunda nas rotinas e processos da empresa e não raramente se acaba descobrindo que muitas vezes estes processos não são executados como deveriam. Em resumo, a implantação de um sistema de BI acaba mostrando como um setor ou departamento realmente funciona e não como se esperaria que ele funcionasse.

Ao encontrar informações que não batem, fica mais fácil identificar onde está o gargalo de uma organização e definir um plano de ação mais eficaz para solucionar o problema.

A Importância do BI na Análise de Riscos

Através do cruzamento de informações de diferentes bases de dados fica mais fácil identificar quais os riscos para o negócio bem como a probabilidade de eles acontecerem. Ainda, se eles acontecerem se pode ver facilmente qual o impacto que eles terão no negócio.

Geralmente é feito uma lista de riscos dividindo esses riscos por áreas, como riscos de mercado, financeiros, jurídico, ocupacional… Considerando tudo isso fica mais fácil listar ações preventivas.

O Futuro do BI

Pensando no futuro, podemos identificar algumas tendências para o modelo de BI. Por exemplo, com o avanço da Inteligência Artificial é possível que as tomadas de decisões já sejam  automáticas somente consultando o data warehouse.

Ainda, modelos de previsões sobre futuro a cerca de um mercado já vêm sendo testados em várias empresas. Esses modelos podem ser integrados às informações existentes nos sistemas de BI.

Finalizando, os sistemas de BI são de extrema importância para as organizações. Através deles as empresas conseguem otimizar resultados, monitorar a concorrência e identificar falhas processuais e riscos de negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *