Os desafios da segurança de dados para pequenas empresas

Os desafios da segurança de dados para pequenas empresas

Não são apenas as grandes corporações que tem que implantar políticas de segurança de dados. As pequenas empresas também devem se preocupar. Veja porquê!

Muitas vezes, a questão da segurança online é relegada para segundo plano nas pequenas e médias empresas. Aliás, um erro bastante comum.

Pequenos empresários tendem a considerarem que não são importantes o suficiente para serem “vistos” por hackers. Isto não é verdade.

Softwares maliciosos afetam a todos, grandes e pequenos, sem distinção; e muitos destes hackers por vezes, visam pequenas empresas já supondo uma maior vulnerabilidade.

Outro motivo é a questão financeira. Vários empresários consideram que irão gastar muito dinheiro em segurança, valores que pensam poderiam investir no crescimento da empresa.

O que também precisa ser revisto, pois de 1 a 10, diversas são as ferramentas para segurança online, e assertivamente existe um sistema ERP online ideal para empresas pequenas e médias, conhecido como Software de Gestão Empresarial Online GestãoClick.

Implementar, gerenciar e confiar nos sistemas de segurança de dados é o primeiro passo

Uma das primeiras atitudes para implementar a segurança de dados em pequenas empresas é manter softwares e sistemas operacionais constantemente atualizados.

Hackers e programas maliciosos, como malwares ou vírus, tendem a buscar vulnerabilidades e falhas de segurança, por menores que sejam, em sistemas operacionais ou antivírus.

Novos vírus são criados a todo o momento, e a atualização de ferramentas de proteção irá permitir que sejam reconhecidos e eliminados.

Lembrando que os softwares de segurança tem que ser altamente abrangentes. Afinal de contas, todos os recursos tem que estar absolutamente seguros.

Isto é necessário também com dispositivos móveis que porventura sejam conectados nos computadores das pequenas empresas. É preciso que os softwares de segurança detectem quaisquer ameaças que possam vir destes.

Além disso, é mesmo muito importante manter níveis de segurança altíssimos no caso de operações bancárias, emissão de boletos e de pagamentos, visando garantir integridade dos dados tanto da empresa quanto de clientes.

Quando o cuidado não é “protecionismo”

Quando falamos de segurança de dados, estamos falando também de manter a informação essencial para o bom funcionamento da empresa a salvo.

Se a empresa coletar informações como:

  • Cartão de crédito;
  • Documentos importantes;
  • Informações confidenciais.

E outros dados sensíveis. Se não possuir forma de protegê-los, destrua-os.

É sempre melhor para uma empresa destruir uma informação que não consegue proteger do que a deixar a mercê de hackers, phishing, ou de softwares potencialmente danosos.

Limitar o aceso de pessoas a estas informações na pequena empresa também é uma forma de maximizar a seguridade da informação. Pois, quanto mais se limita o acesso, mais controle terá.

Executar backup também é outro fator fundamental para manter os dados da empresa seguros. Seja na nuvem ou em HDs externos, possuir cópias extras de informações relevantes é uma atitude sempre inteligente.

Lançar mão de autenticação forte também favorece a segurança de dados pra todas as empresas, mas extraordinariamente para pequenas e médias.

Redes sociais utilizam autenticação simples e fraca. Pensando-a para várias fases certamente irá complicar a vida dos hackers.

Senhas “inquebráveis”

Algumas providências que empresas e usuários individuais devem tomar com relação a senhas são:

  • Possuir senhas fortes, que possuam letras e números, e que não possam ser facilmente descobertas;
  • Implantar uma política de expiração de senha, que leve as pessoas que estão na empresa a trocar as senhas de 90 em 90 dias;
  • Nunca compartilhar a senha;
  • Aderir a criptografia para afastar confiscamento de senhas.

Além dessas estratégias para dinamizar o controle de dados, a utilização de softwares de gestão – como o Sistema ERP Online mencionado acima – indubitavelmente é a via segura para empreendedores de pequeno e médio porte.

Como funcionam softwares de gestão e porque são seguros para dados

Sistema de gestão empresarial, sabiamente pensados, estão cercados do que há de mais pontual em segurança online.

Entretanto, levam em conta padronização e simplificação de processos empresariais, por isso sistemas como ERP Online são ferramenta efetivas e muito útil no dia a dia da pequena empresa.

Diferenciais como:

  • Criptografia em SSL;
  • Backups e atualizações;
  • Suporte em tempo integral;
  • Concentração ampla de serviços (emissão NF, controle de estoque, financeiro, compras, vendas, entre outros) em um só lugar.

Serão a chave para que a história, negócios e posicionamentos da empresa permaneçam protegidos.

Para concluir…

Preze sempre por itens que venham a somar para fluidez no gerenciamento da informação no seu negócio, mas jamais subestime a capacidade maliciosa de quem deseja usurpar dados e informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *